O historiador e suas ferramentas

Estudar História é uma maneira de entender melhor o mundo a nossa volta e a nós mesmos. Isso nos ajuda a compreender o presente e a tomar decisões mais adequadas para a nossa vida em sociedade. O historiador precisa de algumas ferramentas para facilitar o entendimento do fato histórico. São eles: 

  • Imaginação: para explicar como funcionavam as sociedades do passado, os historiadores analisam, e, usando a imaginação, criam narrativas que buscam reconstruir o passado, dando sentido aos vestígios analisados. 
  • Tempo: o tempo histórico de cada sociedade é diferente daquele marcado pelo relógio – o tempo cronológico. 
  • Período: a periodização é uma maneira de organizar o tempo de acordo com acontecimentos importantes que servem de referência para entender algumas transformações históricas importantes. 
  • Investigação: em sua interação com o mundo, os grupos humanos deixaram rastros (voluntária ou involuntariamente). São esses vestígios que possibilitam conhecer como as pessoas viviam em épocas passadas. 
  • Documentos: os documentos históricos são vestígios do passado que os historiadores utilizam em suas pesquisas para entender as sociedades que as produziram. 
Foto por Ricky Esquivel em Pexels.com

O historiador ao imaginar uma sociedade passada tem que ter o cuidado com o anacronismo, ele consiste em analisar um acontecimento histórico com base em ideias e conceitos de outra época. Os costumes e valores de uma sociedade passada podem ser completamente diferente da nossa. O que para nós hoje em dia poderíamos considerar um absurdo, para aquele período e grupo populacional era completamente normal e aceito por aquela sociedade. 

Muitas civilizações tinham a sua própria maneira de medir o tempo, com isso, fizeram calendários. Os egípcios, os romanos e os maias, confeccionaram seus calendários. O calendário mais usado atualmente é o gregoriano (2025) — foi criado pelo Papa Gregório XIII em 1582, para corrigir os erros do calendário juliano, ele é um calendário solar baseado nas estações do ano. Hoje em dia, outros calendários são usados também, como o muçulmano — O calendário muçulmano começa com a Hégira, a qual foi a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina em 622 d. C (1446), o judaico — O calendário judaico é baseado na criação do mundo, segundo a Bíblia Hebraica (5785).

Foto por Leeloo The First em Pexels.com

Os períodos históricos sãos divididos em: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão serve para se situamos no tempo. Perguntas como: onde aconteceu? E em qual época? Contribui para esclarecer o entendimento do fato histórico.

Os grupos humanos deixam rastros por onde passam, são eles: monumentos, fósseis, pinturas, utensílios como facas e machados. Eles são encontrados em sítios arqueológicos.

Um documento histórico é um registro de informação ou vestígio de um tempo passado preservado até o presente. Pode ser um documento escrito, como uma lei, um jornal, objeto, uma construção ou uma fotografia. 

Esses documentos históricos ajudam a compreender e comprovar um fato histórico. A lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil em 1888, é um documento que comprova que Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão. O documento ajuda a não esquecer que a escravidão foi muito presente no Brasil Colônia (1530), até o final da monarquia. A Proclamação da República (1889) ocorreu um ano após a Lei Áurea (1888).

Comentários

Deixe um comentário