O tempo e a sociedade

A sociedade usa o tempo medido pelo relógio em horas para se organizar. Esse tempo medido possui um ciclo de 24 horas ao dia. As pessoas usam o tempo em horas para determinar a duração de um compromisso, quanto maior o horário, mais horas demandará. Um aluno tem o horário definido na escola, são os horários de aulas, o intervalo e a hora de ir para casa. A escola é organizada pelos horários estabelecidos. Se não houvesse o tempo medido pelo relógio, um estudante não saberia a hora de entrada e saída. Vamos imaginar que uma aula seja marcada para sexta, perguntas seriam feitas, como: Qual dia? Qual horário? Se só for mencionado o dia, não saberemos o horário. A aula pode ser pelo turno da manhã, da tarde ou da noite. Com o horário definido, saberemos o turno, a hora da entrada e saída, ou seja, saberemos também o tempo de duração da aula marcada.

Foto por Martin Pu00e9chy em Pexels.com

Outro instrumento de tempo muito usado é o calendário. Ele apresenta os dias, as semanas e os meses. Os dias contabilizados no calendário são estruturados para medir a passagem do tempo durante um ano. Uma vez por ano, fazemos aniversário. A data comemorativa, indica que envelhecemos um ano. Uma conta possui uma data limite para pagamento, um trabalhador tem um dia especifico para recebimento do salário, um produto possui data de validade. A data de validade, indica um certo período. Ao passar a validade. O produto perde a característica de usabilidade.

Foto por Anna Nekrashevich em Pexels.com

Outro marcador de tempo que usamos e o dia e a noite. Quando a terra gira. Ela muda de posição. A rotação da terra é responsável pelo dia e pela noite. Durante a noite, uma característica humana é dormir. Algumas espécies de animais são noturnas e outras são diurnas.
Na agricultura, o tempo pode ser medido pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Pelas estações do ano, o agricultor sabe o momento de plantar e colher.
Na pesca, as fases da lua influencia a maré e a luminosidade. Influenciando no comportamento dos peixes. Em certos períodos favorecem a pesca e outros não.

Comentários

Deixe um comentário