Períodos da História

A História é divida em cinco grandes períodos. São eles:
Pré-História: trata-se do período de surgimento dos seres humanos.
Idade Antiga: vai do período do surgimento da escrita, no quarto milênio a.C., à queda do Império Romano do Ocidente, no ano 476 d.C.
Idade Moderna: vai do período da queda do Império Romano do Ocidente, em 476, à tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos, em 1453.
Idade Contemporânea: corresponde ao período que vai da queda de Constantinopla, em 1453, à Revolução Francesa, em 1789, até os dias atuais.

Foto por David Henry em Pexels.com

Essa divisão histórica em cinco grandes períodos não é satisfatória. Ela foi estabelecida por historiadores europeus no século XIX, que apresentam fatos de importância do ponto de vista europeu.

Fatos que destacam que essa divisão não é satisfatória:
• A escolha do surgimento da escrita como critério para separar a Pré-História da História, sugere que os povos sem escrita não tiveram ou não têm história. Com ou sem escrita, todos os povos possuem história.
• A expressão Idade Contemporânea, usada para cobrir o período que vai da Revolução Francesa aos dias de hoje, perdeu o sentido, pois muitas mudanças ocorreram na história mundial até agora.
• Apresenta uma periodização eurocêntrica, sem considerar as outras culturas dos demais povos dos outros continentes. Apresentando uma visão de mundo de uma perspectiva europeia.

Comentários

Deixe um comentário