Tempo do Calendário

O calendário apresenta-se estruturado em dias, meses e anos. Seguimos o calendário gregoriano, estabelecido em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502 – 1585).

O calendário gregoriano é um calendário solar. Um ano corresponde a uma volta da Terra em torno do Sol. O ano nesse calendário possui 365 dias, e a cada quatro anos, ocorre o ano bissexto.

O ano bissexto é aquele cujo mês de fevereiro possui um dia extra, ou seja, 29 dias, somando ao todo, nos doze meses, 366 dias. Isso ocorre para alinhar nosso calendário com o movimento de translação da Terra em relação ao Sol.

A periodização cristã ocidental divide o calendário em duas grandes épocas: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

Os dias são: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Os meses são estruturados em: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Foto por Leeloo The First em Pexels.com

Calendários pelo mundo

Existem outros calendários como o chinês, judaico e maia. Cada calendário possui um marco inicial. Um acontecimento histórico pode marca esse início. O calendário Gregoriano usa o nascimento de Cristo, o Judaico a criação do mundo para os hebreus, o calendário muçulmano a fuga de Maomé para medina, o calendário chinês tradicional divide o tempo em ciclos de doze anos. Cada ano é representado por um animal, como o tigre, o cão ou macaco. Após doze anos, o ciclo se reinicia e os nomes dos animais voltam a se repetir.

Organização do calendário

Muitas culturas e religiões organizam o seu calendário com base nos movimentos do Sol, outros com base nas fases da Lua, e algumas combinam os ciclos solar e lunar.

Comentários

Deixe um comentário